QUEBRA-CABEÇA – uma séria brincadeira

Você já montou um quebra-cabeça? Quantas peças ele tinha? A maioria das pessoas já fez isso, mas, é claro, existem pessoas que não gostam, por não terem paciência ou por acharem cansativo mesmo. De qualquer forma, quando pensamos em quebra-cabeça, a primeira ideia é que ele é um bom passatempo e que exercita o cérebro, mas olhando bem de pertinho e buscando mais detalhes, vamos ver que ele é muito mais do que isso. Na verdade, o mundo do quebra-cabeça é imenso, e envolve muitas coisas que nem percebemos.

Surgimento dos quebra-cabeças

Um homem chamado John Spilsbury, isso lá em 1767, foi o criador dessa ideia. Era cartógrafo, em Londres, e resolveu montar seus mapas. Ele colava os mapas na madeira e cortava, fazendo vários pedaços que poderiam ser montados. A partir disso, criou-se, na verdade, um recurso educacional usado até os dias de hoje. As crianças aprendem geografia brincando. Eu mesma, quando criança, tinha um quebra-cabeça como esse. Eu sabia na ponta da língua todas as capitais, principalmente da África – não sei por qual motivo.

quebra-cabeça do mundo

O fato é que o quebra-cabeça foi se firmando como brinquedo e a diversidade de assuntos que passaram a ser abordados surpreenderia aqueles que começaram a usar esse passatempo para apenas montar mapas. Existem, hoje, quebra-cabeças de flores, de animais, de cenas do dia a dia, de comida, de paisagens, de obras de arte, de tudo! A outra coisa intrigante é como o quebra-cabeça foi amplamente adotado por adultos.

Adulto também pode!

Os adultos começaram a apreciar o novo passatempo por volta de 1900. Algumas diferenças dificultavam os adeptos, pois as peças não se encaixavam como hoje. Qualquer movimento estragaria o que já houvesse sido montado. Não havia, na caixa, a imagem que hoje nos serve de guia ou modelo. Imagine, montava-se um quebra-cabeça, sem saber que imagem surgiria! Se houvesse um título dúbio, você poderia estar se esforçando para construir algo bem distante do que realmente deveria ser, e só iria descobrir no final que gravura era seu real objetivo.

Em alguns livros, por meio de histórias, são descritas situações até engraçadas, como aquele que não conseguia parar de montar, enquanto não completasse, ficando às vezes sem se alimentar, até concluir seu “trabalho”. Aquele que se tornou viciado em quebra-cabeças ou a vitória comemorada e emocionada, daquele que conseguiu finalmente achar a última peça. Essas situações até hoje acontecem. Quem não fica realizado ao montar seu quebra-cabeça de 1000 peças? Que euforia ao colocar a última pecinha! Mas, naquela, época muitos ridicularizavam os apreciadores, os chamando de infantis e bobos.

Não teve jeito, o quebra-cabeça havia chegado para ficar, apesar de ser um passatempo caro, pois era feito de madeira e precisava ser cortado peça por peça. Um quebra-cabeça de 500 peças saía no preço de US$5, então era mais usado pela classe rica e que realmente virou adepta. O quebra-cabeça era muito usado em festas de fim de semana e em passeios prolongados no campo, prática comum naquela época.

Um pouco mais de história

Você sabia que na Grande Depressão de 1929, diante dos tempos difíceis, com a renda baixa, sem grana para restaurantes e boates, o quebra-cabeça encabeçava a lista de diversões caseiras? E ainda funcionava como uma das poucas sensações de realização. Com a taxa de desemprego alta, a conclusão de um quebra-cabeça trazia uma agradável satisfação.

Outro comportamento interessante era a confecção de quebra-cabeças por arquitetos, artesãos e carpinteiros, para posterior venda ou aluguel, pois também foram atingidos pela onda de desemprego. Os quebra-cabeças eram alugados, imagine! Bibliotecas e farmácias cobravam de três a dez centavos por dia. O preço variava conforme o tamanho do quebra-cabeça.

Quebra-cabeça – mexendo com a sua cabeça

Essa brincadeira requer um enorme envolvimento do cérebro. Tanto o lado esquerdo (que lida com a lógica e racionalidade), quanto o lado direito (voltado para a criatividade e a visão artística), trabalham na hora do jogo, havendo grande estimulação, proporcionando aumento e melhoria da agilidade mental.

menina montando quebra-cabeça

Os quebra-cabeças podem ter diferentes graus de dificuldade, graus estes que são estabelecidos pela quantidade de peças e pelos detalhes do desenho. Ainda visando o lado intelectual, é grande o incentivo que as habilidades cognitivas recebem. A memória também é muito estimulada pelas cores, traços, encaixes e formas. A atenção a tantos detalhes, o foco para encontrar o encaixe das peças, tornam o jogador mais apto a manter, também, o foco na resolução dos problemas na vida pessoal e profissional.

Outro ponto importante é a capacidade que está sendo treinada de avaliar como os objetos ficariam organizados, de lembrar da imagem por inteiro e de preencher os espaços de diferentes tamanhos e formas. Então temos, também, um estímulo para a visão espacial.

Sem percebermos, estamos treinando para sermos mais observadores, conseguindo trabalhar com mais precisão e foco. Todas essas habilidades são importantes em várias carreiras, como arquitetura, engenharia, atividade artística, etc. A sensação de bem-estar quando se conclui a montagem de um quebra-cabeça não pode ser ignorada.

mulher montando quebra-cabeça

Ao se deparar com a tarefa realizada, com as peças encaixadas perfeitamente, um neurotransmissor muito importante (a dopamina), conhecido como o “hormônio da felicidade”, é liberado no organismo dando uma sensação de otimismo e bem-estar, que ainda vai ajudar na motivação, memória e concentração. E se o quebra-cabeça estiver sendo montado por várias pessoas, acontece o aumento de interatividade, comunicação e cooperação.

As melhores marcas do Brasil e do mundo

Escolher uma marca como “a melhor” envolve alguns fatores, tais como qualidade do material, designs diferenciados e bonitos, e por isso, um pouco de subjetividade. Porém, podemos selecionar algumas marcas que estão dentro do consenso geral como as melhores.

No Brasil, podemos citar a Grow e a Toyster.

A GROW, fundada em 1972 no Brasil, é uma empresa do ramo de jogos e brinquedos que participou, e ainda participa, da infância de muitas pessoas. Quem nunca jogou WAR, Super Trunfo ou Imagem e Ação? A GROW fabrica diversos tipos de quebra-cabeças adultos e infantis e, ainda, comercializa os produtos da Ravensburg e da Clementoni.

A Toyster foi fundada em 1982 e traz duas linhas de quebra-cabeça: a GameOffice voltada para o público jovem e adulto, e a JAK, destinada para as crianças com menos de 12 anos.

No mundo, as empresas abaixo se destacam. Fique à vontade para visitar o site de cada uma delas.

Ravensberg: Empresa alemã criada em 1883, famosa pela qualidade de seus quebra-cabeças.

Clementoni: Empresa italiana que trabalha desde os anos 60 com brinquedos educativos e científicos.

BuffaloGames: Empresa norte-americana com mais de 30 anos no mercado, possui um serviço de assinaturas de puzzles.

Dowdle: Empresa norte-americana. Seu maior quebra-cabeça tem 9 metros de comprimento e 2,5 metros de altura.

Quebra-cabeça e suas curiosidades

– Atualmente, existem quebra-cabeças de diversos materiais, como papel, plástico e metal.

quebra-cabeça de plástico

– Alguns quebra-cabeças possuem peças com formatos especiais, como animais ou objetos, tornando o jogo ainda mais desafiador.

– Existem técnicas para facilitar a montagem do quebra-cabeça, tais como começar pelas bordas, que são as peças mais fáceis de identificar; e separar as peças por cores, padrões ou por região da imagem, o que pode facilitar a identificação das peças corretas.

– Montar quebra-cabeça pode ser uma atividade relaxante e terapêutica, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade, além de melhorar a coordenação motora fina e a concentração.

– Alguns especialistas afirmam que os quebra-cabeças podem melhorar a concentração, a memória e o raciocínio lógico.

– Os quebra-cabeças são uma ótima opção de atividade em família ou entre amigos, promovendo a interação e a diversão.

– Uma opção divertida de quebra-cabeça é o personalizado, onde você pode transformar suas próprias fotos em um jogo. Existem diversas empresas que oferecem esse serviço, permitindo que você escolha a imagem e o número de peças.

Qual o maior quebra-cabeça do mundo?

Há controvérsias e formas diferentes de se avaliar. Pode ser avaliado pelo número de peças ou pelo tamanho depois de montado. Um dos que pode ser considerado o maior do mundo é o que foi montado em Ravensberg, na Alemanha, com 1.141.800 peças. Porém ele foi composto por 4500 outros quebra-cabeças.

O What a Wonderful World possui 60.000 peças, fabricado pela Dowdle. Ele possui 60 quebra-cabeças de 1.000 peças, embalados separadamente, que se juntam para formar um enorme painel com o mapa do mundo e suas belas paisagens e lugares. Hoje, ele custa 799 dólares (cerca de R$ 3.950,00). Dimensões: 9 m de comprimento e 2,5 metros de altura. Atualmente ele é o maior quebra-cabeça comerciável do mundo.

O Travel Around Art possui 54.000 peças e é fabricado pela Gráfika, e custa em torno de 499 Euros (cerca de R$ 2.700,00 em agosto de 2023). Dimensões: 8,6 metros de comprimento e 2 metros de altura, formando um painel com obras de arte famosas de todo o mundo

E não se esqueça de manter a paciência e a perseverança, pois a montagem pode levar horas, dias ou até meses. Caso você esteja pensando em se aventurar em um desses aí de cima, prepare-se para mais de 370 horas de diversão!

peças de coração em forma de quebra-cabeça.

Referência:

1. HISTÓRIA DOS QUEBRA-CABEÇAS. Puzzle55, 07 jan2021. Disponível em: https://www.puzzle55.com.br/historia/historia-dos-quebra-cabecas-. Acesso em: 06 ago 2023.

2. CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO QUEBRA-CABEÇA PARA O CÉREBRO HUMANO. INMI, Disponível em: https://inmi.com.br/conheca-os-beneficios-do-quebra-cabeca-para-o-cerebro-humano/. Acesso em: 07 ago 2023.

3. CLARICE. Quebra-Cabeça: Curiosidades e Dicas! 5Coisasparavivernaexcelência, 06 maio 2023. Disponível em: https://5coisas.org/curiosidades-sobre-os-jogos-de-quebra-cabeca/ . Acesso em: 08 ago 2023.

Autora: Cristina Ramos

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