Olá! Ao ver a imagem acima, você se identificou com ela? Sentiu vontade de sair correndo e comprar vasos, ferramentas, luvas, plantas, terra, adubo e praticar jardinagem? Sei exatamente o que é isso.
Trabalhar com a natureza é algo divino. Sentir o aroma das flores e o cheirinho de terra molhada, ver as sementinhas brotarem, fazer mudas…tudo isso é renovador para muitas pessoas. Há quem não goste, claro, mas para quem é louco(a) por plantas como eu, é relaxante.
Por que a jardinagem é tão prazerosa e uma válvula de escape para muitos? Convido você a entrar nesse mundo tão infinitamente variado de plantas e se deixar envolver por elas.
Os benefícios da jardinagem
Não sei quanto a você, mas eu cresci amando as plantas. Nem sempre morei em casa com quintal, porém a beleza das flores e das folhagens sempre me encantaram. E eu nem imaginava, quando criança, que lidar com a terra era como um remédio.
Segundo estudo publicado na revista The Health, na edição de janeiro de 2023, os cientistas acreditam ter evidências concretas de que a prática da jardinagem traz benefícios à saúde como prevenção do câncer, auxílio em doenças crônicas e de distúrbios de saúde mental. Além disso, ajuda a desenvolver habilidades pessoais, novos aprendizados e melhora o desenvolvimento cognitivo, entre outros.
“O simples fato de se mexer com a terra durante a jardinagem estimula o sistema imunológico também pelo contato com a série de bactérias que existem na terra e altera a microbiota intestinal. Isso também ajuda a reduzir o risco de doenças”, frisa a especialista Eliseth Leão. Para ver a matéria completa clique no botão abaixo.
A hora de plantar
Agora que você já sabe que mexer com a terra faz bem à saúde, por que não começar essa nova fase em sua vida? Mesmo que você more em uma quitinete, dá para praticar a jardinagem assim mesmo. Em um potinho de margarina, numa caixa de madeira ou até numa xícara de asa quebrada. Tudo isso é possível, nem que seja uma suculenta ou um cacto!
O importante é começar. Já imaginou fazer seu próprio terrário? Não conheço terapia melhor que essa.

Profissionais na arte da jardinagem
Hoje existem inúmeros sites que oferecem cursos gratuitos de jardinagem. Muitos deles surgiram em meio à pandemia, iniciada em março de 2020, e até hoje oferecem conhecimentos nessa área para quem se interessar.
Tem medo de errar na hora de cuidar daquela plantinha tão linda que estava no mercado? Não tenha, pois faz parte do processo. Como escolher o vaso adequado? Qual o melhor adubo? A planta é de sol pleno ou meia-sombra? Essa planta precisa de muita ou pouca água? O que fazer para não deixar a plantinha morrer?
Fatalmente, uma ou outra pode até ir para o céu das plantas, porém é normal acontecer e lembre-se de que aprendemos com os erros, certo? Não se considere um matador de plantas em potencial! Até os profissionais da área já sofreram com esse problema. Pesquisar como elas crescem saudáveis é um desafio gratificante. Acredite!
Existem inúmeros profissionais na área da jardinagem que podem ajudá-lo a tirar suas dúvidas. Pesquise e escolha um que passe segurança para você. Carol Costa, Lúcia Borges e Murilo Soares são excelentes opções e postam vídeos no Youtube muito interessantes sobre esse mundo da arte da jardinagem. Dê uma conferida. Há ótimas alternativas também nas livrarias sobre paisagismo, terrários, horta, frutíferas, plantas medicinais, cactos e suculentas.

Jardinagem une as pessoas

Ter uma boa companhia na hora de lidar com a jardinagem também é uma boa opção. Geralmente, as crianças gostam muito de brincar com terra, água e ferramentas. Aproveite essa energia e plante junto com elas . Você verá a emoção estampada no rosto de cada uma ao ver uma sementinha brotando.
Imagine plantar uma pequena frutífera e colher o fruto no pé? Você pode ter esse privilégio. Há uma série de frutíferas, inclusive, que podem ser plantadas em vasos, caso seu espaço seja pequeno. Jabuticaba, amora, pitanga, acerola, limão, goiaba e romã são bons exemplos.

Uma outra opção de companhia é a horta comunitária. Já ouviu falar? É um espaço coletivo em que se pode produzir alimentos por meio do trabalho voluntário das pessoas da comunidade. Geralmente, esses espaços são terrenos abandonados em perigo de se tornarem verdadeiros lixões. Tal iniciativa não só produz alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, como também garante uma melhor qualidade de vida para todos. Além de aproximar os moradores, ajuda a formar uma conscientização acerca da importância da preservação ambiental. Já pensou em fazer uma com seus vizinhos? Fica a dica.

Tenha sua própria horta suspensa
Se preferir algo mais simples, por que não ter a sua própria fonte de alimentos para temperar seus pratos? Fresquinha, sem agrotóxico e sem tomar muito o seu espaço.
O aprendizado é fácil e muito prazeroso. Um dos objetivos da jardinagem é oferecer tranquilidade, deixar-nos em sintonia com a natureza, esquecer os problemas, estar com a cabeça relaxada cuidando de pequenos seres que também precisam de atenção. Se desejar, escute uma boa música enquanto estiver jardinando. Acho que você irá gostar.
Na imagem abaixo, a horta foi feita em vasos suspensos e em garrafas pet. Bem criativo e com custo bem baixinho.

Plantas x Pets

Mesmo que você tenha pets em casa, não é motivo para achar que a jardinagem está fora do seu alcance. Gatos e cães (principalmente filhotes) adoram fuçar a terra, não é? Isso não é problema. Basta colocar os vasos fora do alcance. Você pode lhes oferecer, inclusive, vasinhos com plantinhas que não fazem mal, como grama.
Se sua paixão são as flores, escolha algumas para cultivar em sua casa. Mas antes de comprá-las, pesquise se são tóxicas ou não, para não trazer riscos à saúde do seu animalzinho.
Vamos recapitular?
A jardinagem faz bem para a saúde física e mental, une as pessoas, é de baixo custo, embeleza e harmoniza o ambiente, qualquer pessoa pode plantar e proporciona alimentos mais saudáveis e, dependendo do que se planta, ainda pode ser dada de presente.
Vale a pena ou não praticar a jardinagem? É melhor cuidar de plantas em vez de ingerir medicamentos para o estresse, a ansiedade, a ociosidade, enfim. Plantar é vida!

“Em todas as coisas da natureza, existe algo de maravilhoso.”
Aristóteles
Gostou da matéria? Deixe seu comentário e sugestões para os próximos posts. Sua opinião é muito importante. Até a próxima.
Autora: Ana Paula Ramos
Veja, também, outras sugestões de hobbies em nosso blog. Clique aqui!