Óleo de Rosa Mosqueta é um nome bem conhecido. Não é difícil encontrar a indicação de seu uso em artigos que falam de cuidados com a pele. Por não gostar da sensação de produtos oleosos, demorei a aceitar experimentar, pelo menos, para saber com fundamento o que traria para mim de benefício.
Diante de um problema de pele custoso, resolvi experimentar … e me surpreendi com o resultado. A tal sensação desagradável que temia não aconteceu e vi, com o passar dos dias, o problema ir melhorando e a pele ganhando um viço bonito.
Diante disso, tive que buscar mais informações. Precisava saber o que era, afinal, o Óleo de Rosa Mosqueta, e resolvi compartilhar com vocês meus achados.
Óleo de Rosa Mosqueta
De onde veio?
Acredito que, por causa do nome, muitos imaginam que o óleo realmente é feito de uma rosa, mas, na verdade, é feito das sementes de duas plantas: Rosa Affinis Rubiginosa e Rosa Canina. São duas plantas diferentes que são usadas para obtenção do nosso óleo. A Rosa Canina, conhecida como “Dog Rose”, origina-se da região compreendida pela Europa, noroeste da África e Ásia. Já a Rosa Rubiginosa, veio para a América do Sul através de colonizadores espanhóis. O Chile, com seu clima frio, foi o lugar mais favorável para seu plantio.
Como é a planta?
A planta é em forma de arbusto, com a altura por volta de 3 metros. Gosta de climas frios e com muita chuva. Suportam sol direto e lugares que tenham meia sombra, mas não aguentam temperaturas altas. Apresenta flores brancas e rosadas, produzindo frutos de cor avermelhada, no tamanho entre 1,5 cm a 3 cm de diâmetro, numa forma ovalada. A Rosa Rubiginosa tem uma fragrância de maçã, enquanto a Rosa Canina não. Enquanto a Rosa Rubiginosa tem pelos na face inferior da folha, a Rosa Canina não tem.

Rosa Rubiginosa e Rosa Canina, qual a diferença?
O óleo de Rosa Mosqueta é extraído tanto das Rosas Caninas, como das Rubiginosas. As duas óleos são ricas em vitaminas e minerais, mas possuem uma composição diferente de ácidos graxos essenciais e nutrientes, portanto, têm um impacto diferente na pele.
A Rosa Canina é conhecida por suas propriedades hidratantes da pele e capacidade de ajudar na sua regeneração e reparação. Contém vitaminas A, D e E. Composta por aproximadamente de 71% de ácidos graxos essenciais. Na Rosa Rubiginosa encontraremos, basicamente, os mesmos elementos, mas o teor de ácidos graxos é maior, alcançando 78%.
A maior diferença entre elas, é que na Rosa Rubiginosa existe um teor superior de ácido trans-retinóico, um derivado da vitamina A. Esse ativo faz com que ela seja conhecida como mais eficaz na recuperação e regeneração de tecidos cicatriciais e no desbotamento de linhas finas e rugas.
Ácidos Graxos, qual a função?
Eles aumentam a elasticidade e a hidratação da pele e do cabelo. Mantêm uma barreira cutânea, retendo a umidade. Promovem, ainda, a renovação celular.
Para que serve o óleo de Rosa Mosqueta?
Para muitas coisas. Seu uso melhora a pele e ajuda a prevenir danos oxidativos. O óleo da Rosa Mosqueta é excelente protetor labial, atenua estrias, queloides, cicatrizes, rugas e linhas de expressão. Possui efeito hidratante, regenerador e emoliente na pele.
Estudos mostram que os frutos da Rosa Rubiginosa possuem, em sua composição, ácido linoleico (ômega 6), alfa-linolénico (ômega 3) e oleico (ômega 9). Ainda apresentam antioxidantes e vitaminas como a A, C, E, B1 e B2. Possui poder anti-inflamatório e antioxidante, além de ser um estimulador da produção de colágeno. Dessa maneira, esse óleo é muito usado na indústria de cosméticos.
Na hora da compra, o que é bom?
A gente já sabe que se o objetivo for clarear, o melhor será o óleo de Rosa Rubiginosa, por causa do ácido trans-retinóico.
Importante é verificar na composição se consta apenas o nome óleo de rosa mosqueta, pois muitos são vendidos acrescidos de perfumes, o que não é bom. Deverá estar escrito óleo vegetal puro, como na imagem do produto ao lado, disponível na Amazon.

Como usar o óleo de Rosa Mosqueta?
- Na pele seca e áspera, ele terá um efeito hidratante e regenerador. Não utilize se houver alguma ferida aberta. Se você for muito sensível, experimente, primeiro, em pequena área para evitar alergias. Nunca se sabe!
- Use, também, em manchas causadas por cicatrizes ou espinhas.
- Outra utilização do Óleo de Rosa mosqueta é no caso de queimaduras, pois ele é cicatrizante, regenerador da pele e anti-inflamatório.
- No pós-operatório, por estimular a produção de colágeno, além do efeito cicatrizante.
- Suaviza estrias e antigas marcas ou cicatrizes, pois reduz a pigmentação, diminuindo também as linhas finas na pele.
- O óleo de Rosa Mosqueta evita o ressecamento da pele, pois hidrata profundamente, podendo ser usado diariamente em casos de Dermatose e Psoríase.
- O uso desse óleo também é capaz de estimular a produção de colágeno e elastina da sua pele, atenua rugas e linhas de expressão, por ser rico em vitamina C, hidratante e antioxidante também. Previne, ainda, o envelhecimento precoce da pele.
- Durante a gravidez, evita o desenvolvimento de estrias, mas nesse caso, consultar antes o dermatologista.
- Pode ser usado na hidratação dos cabelos secos e quebradiços e para controlar o frizz.

Saiba, também:
“Nos anos 80, a Faculdade de Química da Universidade de Concepción, no Chile, fez estudos sobre o poder cicatrizante desse óleo tendo a sua eficácia comprovada e assim levando a uma intensificação no seu uso. Como esse óleo apresenta altos teores de ácidos graxos e vitamina C, isso estimula a renovação celular, o que auxilia na cicatrização de cortes, desde os mais simples até os cirúrgicos e também na recuperação da pele que tenha sofrido queimaduras, elimina ou atenua as manchas escuras na pele causadas pelo sol, previne o envelhecimento precoce, além de hidratar a pele sensível e ressecada devido a sua capacidade de penetrar nas duas primeiras camadas da pele (a epiderme e a derme).” (1)
Como afirmei no começo, usei e gostei. Existe também o uso do extrato, mas não foquei nessa forma de utilização. Espero que as informações tenham sido úteis. Se você já usou o óleo de Rosa Mosqueta, deixe nos comentários suas impressões. Compartilhe suas experiências! Até!
Autora: Cristina Ramos
Referências:
- ÓLEO DE ROSA MOSQUETA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2023. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=%C3%93leo_de_rosa_mosqueta&oldid=66123619>. Acesso em: 24 jan. 2025.
- Óleo de Rosa Mosqueta: para que serve e como usar. Tua Saúde, 2023. Disponível em <https://www.tuasaude.com/oleo-de-rosa-mosqueta/> . Acesso em 24 de janeiro de 2025
- Óleo de Rosa Mosqueta pode ser extraído de duas espécies diferentes. G1, 2023. Disponível em : <https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/noticia/2023/08/22/oleo-de-rosa-mosqueta-pode-ser-extraido-de-duas-especies-diferentes.ghtml>. Acesso em: 24 de janeiro de 2025.
Crédito de imagens e ilustrações:
Capa: Imagem de Peggychoucair por Pixabay
Imagem 1: ilustração rosa canina: Por Otto Wilhelm Thomé – Prof. Dr. Otto Wilhelm Thomé; Flora von Deutschland, Österreich und der Schweiz – 1885, Gera, Germany – www.biolib.de, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1412312
Gostei
Que bom você ter gostado, compartilhe a ideia e visite sempre nosso blog, temos sempre artigos com assuntos variados. Valeu seu comentário!!