O que não dizer a alguém com depressão — O peso de uma sombra IV

Não sou psiquiatra, psicólogo ou terapeuta. O texto a seguir não é uma recomendação, confirmação e/ou contestação de coisa alguma. Trata-se apenas de algumas exposições pessoais sobre o tema da depressão e outros correlatos.

Quando uma pessoa com depressão é identificada, não raro ela se torna alvo de comentários, tanto maldosos quanto os que buscam ajudar e amparar quem sofre com a sombra. Mas, sem querer ser chato ou ingrato, na maioria dos casos a coisa toda é desastrosa.

Indo direto ao ponto: não sei quanto a vocês, mas minha experiência diz que, ao esbarrar em alguém com depressão, a maioria das pessoas, quase por reflexo, tem o ímpeto de falar algo que julgam animador, espirituoso e incentivador. O mundo está cheio de boas intenções, não é verdade? Assim como está repleto de pessoas que não fazem ideia do que estão dizendo. Claro que também existem aqueles que só querem perturbar e, com esse objetivo, dizem as coisas mais cretinas. Mas nesse artigo vou me focar no melhor que há nas pessoas, aquele lado que realmente quer ajudar, mesmo que na maioria das vezes acabem igualmente nos afundando ainda mais.

Nas linhas abaixo, apresentarei a vocês o que não dizer a alguém com depressão. Essas são algumas das piores coisas que podem ser ditas a alguém tomado pela sombra.

01) “Depressão não existe”

Vamos começar com uma das mais inacreditáveis. Estamos em 2023 e ainda somos obrigados a ouvir esse tipo de coisa. É realmente deprimente. Muitos coachs (blérgh) de bem-estar hoje em dia repetem essa besteira ad infinitum seja porque “soa bem” , para fazer algum malabarismo intelectual ou para sinalizar que possuem um conteúdo diferente e inovador. Mas a sombra não se importa com joguinhos de palavras. Pra mim tudo isso não passa da negação irresponsável de algo muito sério e que, no fim das contas, só atrapalha ainda mais quem precisa de ajuda.

02) “Depressão é frescura”

Não basta sofrermos de uma doença, temos que ouvir dos outros que nosso sofrimento não tem valor e nem razão de ser. Talvez, ao dizer isso, tenha-se a intenção de incentivar a pessoa dizendo que somos mais fortes do que a sombra, que basta querer que ficaremos bem, como num passe de mágica, à base de pura força de vontade (ou seja, além de tudo estamos depressivos por escolha própria e/ou fraqueza). Além de não ajudar em nada, essa frase ofende e diminui a importância dos nossos problemas. Mais adequado de se dizer seria algo como: “sei que está passando por dificuldades, mas confio em você pra superar tudo isso e vou ajudar no que eu puder”. Melhorou, não?

03) “Depressão é frescura de pessoas ricas”

Parece piada, mas tem muita gente que pensa assim. Quem não é rico não pode sofrer de depressão. Dizem que só rico tem tempo pra isso. Já me disseram algo do tipo: “se trabalhasse não teria tempo pra pensar em besteiras”. Cá entre nós, se isso não é um modo de chamar a pessoa de desocupada, não sei o que pode ser. E para ressaltar o óbvio: não passa de outro pensamento torto que só constrói estereótipos, já que o mundo está cheio de pessoas ricas que supostamente têm tudo e, mesmo assim, sofrem com essa doença.

04) “Depressão é falta de Deus”

Foi uma dessas pessoas muito caridosas e tementes a Deus quem me disse isso. Diminuiu todos os meus problemas, a minha doença e a minha vida quase completamente destroçada a isso, falta de fé. Por mais que a fé e a religião possam sim oferecer apoio a alguém cansado e desesperado, isso é algo idiota de se dizer a alguém, ainda mais com o tom de censura que geralmente acompanha essa frase infeliz. Como você pode saber se falta fé ao doente? Como você pode pressupor a importância que tais assuntos têm na cabeça das pessoas? E uma pergunta: você diria isso a alguém que tem câncer, AIDS ou mal de Parkinson?

05) “Depressão é falta do que fazer”

Que depressão o quê! Quer alguma coisa pra fazer eu te dou!”, “Vai lavar a louça e não enche o saco!”, “Vai capinar um lote que isso passa rapidinho!”. Todo mundo que tem depressão provavelmente já ouviu algo parecido. É lugar-comum achar que a pessoa é simplesmente preguiçosa em vez de ter uma doença. Claro que não estou dizendo que pessoas preguiçosas não existem, mas quando a pessoa para de realizar mesmo as tarefas mais simples e habituais (escovar os dentes, tomar banho) e não tem mais interesse em coisas que antes apreciava (ler, desenhar, ouvir música, assistir a filmes, etc) é melhor prestar atenção.

06) “Por que depressão se você tem tudo?”

Outra roupagem do item número três. Além de uma crítica, essa frase faz uma cobrança. E é curioso, não? De um lado dizem que depressão é coisa de rico, de outro reclamam que alguém não pode ter a doença por “ter tudo”. Entendam de uma vez que a sombra não escolhe gênero, nível social, cor da pele, religião nem nada do tipo. Qualquer um pode ser vítima.

07) “Você já tentou se animar?”

Mesmo com boa intenção, entenda que  algumas palavras podem mesmo ser prejudiciais. Aprenda o que não dizer a alguém com depressão.
(Imagem de pressfoto no Freepik)

Uma variante do clássico “sorria e o mundo te sorrirá de volta”. Outra frase muito usada é a “você tem depressão porque se isola dos outros”; não, amigo… é justamente o contrário: eu me isolo por ter depressão, você inverteu causa e efeito. Um pequeno parêntese: é claro que há pessoas que gostam de se isolar e não ligam muito pra contato humano, mas isso é da personalidade delas, nada tem a ver com uma doença. E sim, eu tentei me animar e nada funcionou até iniciar um tratamento psiquiátrico/medicamentoso e terapia.

08) “Depressão virou modinha”

Será?

A depressão virou modinha ou emular depressão virou modinha? A depressão virou modinha ou a quantidade de diagnósticos aumentou nos últimos tempos? Faço essas perguntas porque a acusação de ter virado modinha também atingiu transtornos como o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e o TDAH (Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade). Na verdade, o diagnóstico desses transtornos está sempre se aperfeiçoando e, óbvio, por consequência o número de casos conhecidos aumentou. Ps: não confunda a pessoa que tem a doença real com quem finge ser doente, seja lá por qual motivo ela faça isso (incluindo ter outros transtornos).

09) “Você se consulta com médico de maluco, não?”

Um dos estereótipos mais antigos (e mais idiotas) relacionados ao tratamento psiquiátrico que atinge tanto os pacientes quanto os profissionais envolvidos. Ouvir esse tipo de coisa em pleno 2023 é francamente de doer. A depressão nos desconecta da realidade no sentido de que o que acontece ao nosso redor perde a importância. Não quer dizer que passamos a acreditar que os plásticos dos cadarços dos sapatos têm um objetivo sinistro (meus parabéns a quem entendeu essa referência), que os pombos são espiões de uma raça alienígena que busca nos transformar em animais de um zoológico espacial ou outra coisa igualmente irreal. A depressão é um problema de perda de importância do significado das coisas.

10) “Preguiçoso! Você precisa de foco, disciplina e iniciativa!”

Suas palavras podem fazer alguém com depressão se sentir ainda pior. Aprenda o que não dizer a alguém com depressão.
(Foto de Liza Summer no pexels)

Essa é dureza.

Cobrar foco, disciplina e iniciativa de alguém com depressão é prova cabal de que o cobrador não faz a mais remota ideia do que seja a doença e que não tem noção do que está fazendo. Você diria a alguém que está tendo um ataque de pânico para se acalmar? Falaria pra uma pessoa que sofre uma crise de asma para respirar direito? Então como pode pensar em dizer a alguém destroçado psicologicamente para se “animar” e “fazer as coisas”? É uma cobrança inútil, sem sentido e que só tem um resultado: faz quem tem depressão se sentir ainda pior.


E por aí vai. Eu poderia ter citado pelo menos mais 8 frases que já escutei (e continuo escutando) sobre o fato de ter depressão. Mas as citadas acima já dão um panorama sobre a questão.

Embora eu sinta na pele, quase diariamente, a incompreensão alheia sobre a sombra, acho que o mais desanimador disso tudo é perceber que grande parte das pessoas simplesmente não considera a depressão uma doença. O caminho para um esclarecimento maior é mais longo do que eu pensava.

Espero que esse festival de frases inúteis, e por que não dizer idiotas, tenha dado a vocês um vislumbre sobre o que não dizer a alguém que tem depressão. Sinceramente, ela já atrapalha a nossa vida o suficiente, não precisamos, como bônus, ouvir que não temos nada além de frescura, preguiça e falta de fé, entre outras bobagens.

Não façam o jogo da sombra.

Palavras-chave: depressão, vontade, mente

Autor: Yori R. Santos-Ramos

Para ler os textos anteriores sobre a sombra clique aqui! Comente! Compartilhe com seus amigos.

2 comentários em “O que não dizer a alguém com depressão — O peso de uma sombra IV”

  1. Yori, mais um texto de excelência! eu enquanto mãe de jovem com depressão e ansiedade as vezes me pego falando essas bobagens. É desesperador ver quem a gente ama sofrer e não sabemos o que fazer. O julgamento dos outros tanto quanto a minha conduta com ela, já ouvi muito que passo a mão na cabeça e o interessante é que ninguém está dentro da minha casa para saber como a educo é o julgamento que ela sofre de “amigos” e lamentavelmente de professores, muito despreparo de profissionais, até mesmo aqueles que são “especialista” já troquei algumas vezes de psicólogo e psiquiatra por conta de medicamentos que não faziam efeito e o profissional só aumentava a dose e psicólogos com colocações infelizes que não edificam. Obrigada por mais essa publicação, precisamos aprender a ter mais empatia.

    Responder
    • Eu espero que as pessoas entendam que não se trata de vitimização e sim do efeito nocivo que as palavras podem ter na mente de quem já está destruído por dentro. Mas eu entendo que às vezes pode ser cansativo e até mesmo frustrante lidar conosco. O caminho é longo e complicado.

      E claro, fico contente que tenha gostado do post.

      Até o próximo texto!

      Responder

Deixe um comentário