Dengue: gatos e cachorros podem pegar?

A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é uma arbovirose. Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos que se alimentam de sangue. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Zika e Chikungunya.

A dengue pode se apresentar de forma assintomática, porém, em casos mais  graves, pode levar a óbito. O início deste ano de 2024 foi marcado por uma nova epidemia. Nos primeiros dois meses do ano, os casos aumentaram de forma alarmante.

Os quatro tipos mais comuns de dengue são:  a Clássica, a Dengue com Complicações, a Febre Hemorrágica da Dengue, sendo possível a evolução para um quadro mais grave denominado de Síndrome do Choque da Dengue.

Um exemplar de Aedes aegypti adulto, transmissor da dengue.
Um exemplar de Aedes aegypti  (Por Muhammad Mahdi Karim em wikipedia)

Entre os sintomas mais clássicos da doença, destacam-se a febre, mal estar, manchas avermelhadas, dor nos olhos, dores no corpo e fraqueza. Esses sintomas não aparecem, necessariamente, em todas as pessoas infectadas. Também não se apresentam todos de uma só vez. Há variações de pessoa para pessoa.

E os pets pegam dengue?

Para o alívio dos pais de pets, a dengue, zika e chikungunya acometem apenas os seres humanos. No entanto, os tutores de cães e gatos não podem relaxar, pois existem algumas doenças que são transmitidas via mosquitos e flebótomos (também comumente chamado de mosquito, muriçoca, pernilongo…). A Leishmaniose, por exemplo, é uma doença comum no Brasil e é transmitida pelo mosquito-palha, que se reproduz em locais ricos em matéria orgânica que estejam úmidos. Temos um post com mais detalhes dessa doença. Clique aqui.

Além da Leishmaniose, existe também a Dirofilariose, transmitida via mosquitos e que acomete cães, gatos e humanos de forma diferente. Mas para falar sobre essa doença, preparamos um post para você se familiarizar com o assunto. Acesse nosso artigo aqui.


Obrigada pela visita ao nosso blog. Fique a vontade para explorar todas as nossas categorias e artigos. E não deixe de comentar e deixar sugestões de assuntos a serem abordados por aqui. Até a próxima!

Sobre a autora:

Luana S. Ramos é estudante de medicina veterinária no Distrito Federal e é apaixonada pelos animais desde pequena, por isso está adotando o veganismo como estilo de vida. É tutora de 8 cachorros, 6 gatos e 2 coelhos.


Referência:

DIAS, L. B. A.; ALMEIDA, S. C.; HAES, T. M.; MOTA, L. M.; RORIZ-FILHO, J. S. Dengue: transmissão, aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 143-152, 2010. DOI: 10.11606/issn.2176-7262.v43i2p143-152. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/171 . Acesso em: 18 fev. 2024.

Imagem da capa: Imagem criada no Canva. Cópias estão autorizadas.

Deixe um comentário