Chá para dores

Chá para dores – As plantas sempre foram o principal medicamento do homem e o conhecimento das suas propriedades era uma tradição passada de pais para filhos. Assim, com o tempo, algumas pessoas começaram a juntar essas informações e se tornaram curandeiros e curandeiras, até que o homem começou a lidar com a bioquímica. Os médicos passaram a tirar extratos das plantas medicinais para criar os seus remédios e depois os químicos e farmacologistas passaram a criar os medicamentos longe delas.

Hoje em dia, não se encontra tanta informação sobre a medicina tradicional e muitos preferem recorrer à comodidade do comprimido. No entanto, muitas vezes, estamos com apenas um leve incômodo ou queremos otimizar um tratamento já em andamento. Por isso, um bom chá medicinal é uma ótima pedida, principalmente porque a fitoterapia não possui tantos efeitos colaterais quanto a medicina convencional. 

Neste post vou mostrar algumas receitas de chá que podem aliviar algumas dores. Mas lembre-se de que são chás para aliviar incômodos apenas. Por isso, se os sintomas persistirem, é necessário ir a um médico. Além disso, esses chás não substituem remédios prescritos por profissionais e mulheres grávidas e pessoas que possuem problemas de saúde persistentes devem pesquisar antes se podem ingerir esses chás. 

Chá para dor de garganta e resfriado

Ferva 1 xícara de água e acrescente suco de 1 limão, 1 pitada de açafrão, 1 dente de alho picado e 1 colher de chá de gengibre ralado. Coe e vá adicionando o mel até adoçar. Beba quente.

Chá para resfriados.

Chá para dores de cabeça

Chá de hortelã

Pique 1 colher de sopa de folhas de hortelã, mergulhe-as em 1 xícara de água fervente e as deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba quente. Tente não adoçar.

Chá de camomila

Coloque 1 colher de sopa de camomila ou dois saquinhos em 1 xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba, evite adoçar.

Esse chá também ajuda para problemas de digestão.

Chá de erva cidreira

Pique 1 colher de sopa das folhas e as coloque em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos e beba sem açúcar.

Mulher segurando xícara de chá

Chás para cólicas menstruais 

Chá de folha de amoreira

Pique 2 a 3  folhas e as coloque em 1 xícara de água fervente, deixe em infusão por 10 minutos e beba sem açúcar.

Esse chá também ajuda com desconfortos da menopausa, no entanto precisa ser tomado com moderação, no máximo 2 xícaras por ciclo, já que ele pode trazer problemas para o estômago.

Chá de hibisco

Coloque dois saquinhos em 1 xícara de água fervente, deixe em infusão por 10 minutos e beba sem açúcar.

Esse chá também é muito bom para o inchaço.

Chá de capim limão

Pique 2 a 3 folhas e as coloque em infusão por 10 minutos em 1 xícara de água fervente. Coe e beba.

Chá para dores no estômago

Chá de boldo

Pique três folhas de boldo e as deixe em infusão por 10 minutos em 1 xícara de água fervente. 

Além de ser muito bom para problemas gastrointestinais, também é diurético.

Chá de espinheira santa

Coloque 1 colher de sopa de folhas secas e as deixe em infusão por 10 minutos em água fervente. 

Além de ajudar em problemas intestinais, é um chá diurético. Contudo, grávidas não devem tomá-lo. 

Chá de alecrim

Coloque uma colher de sopa de folhas em 1 xícara de água fervente, deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba quente.

Ervas comumente usadas para fazer chá

Chá para dores nos rins

Chá de quebra-pedra

Coloque 2 colheres de chá de quebra-pedra em 1 xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba sem açúcar.

Chá de alfavaca

Coloque 1 colher rasa de folhas em 1 xícara de água fervente e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e beba de preferência sem açúcar.

Grávidas devem ficar longe desse também.

Chá de cavalinha

Coloque 1 colher de sopa de cavalinha desidratada em 1 xícara de água fervente e deixe em infusão. Coe e beba.

Chás e infusões podem trazer muitos benefícios e ajudar a tratar várias males, no entanto tudo em excesso faz mal, por isso não beba mais do que 2 xícaras por dia. Essas receitas acabam tendo um gosto amargo, mas é importante se lembrar de que são remédios, desse modo evite adoçar. 

E você? Já provou alguma dessas receitas ou conhece outras de chá para dores?  Deixe nos comentários suas sugestões e experiências. Compartilhe conosco! 


Referências:

Leonir, DE. Plantas Medicinais na Prevenção e Tratamento de Doenças. Universidade Federal do Paraná, 2010.

CARIBÉ J. ; CAMPOS, J. M. Plantas que ajudam o homem. São Paulo: Cultrix, Pensamento, 1991.HARAGUCHI, Linete Maria Menzenga; CARVALHO, OB de. Divisão Técnica Escola Municipal de Jardinagem. Plantas Medicinais: do curso de plantas medicinais São Paulo, 2010.

Autora: Luana S. Ramos


Conheça também os benefícios de se fazer um bom escalda-pés! Acesse aqui:

Deixe um comentário