Você se lembra do antúrio, muito cultivado nas décadas de 70 e 80? Pois é, ele está com força total já há algum tempo. E, pensando na beleza e excentricidade da natureza, resolvi fazer uma série sobre plantas e flores que podemos cultivar em nossa casa. Para isso, escolhi o queridinho das nossas avós para iniciar o nosso passeio por essas maravilhas.
Vamos começar?
O antúrio (Anthurium andraeanum), cujo gênero botânico pertence à família Araceae, é uma planta muito vistosa, de fácil cultivo e as suas mudas são bem visíveis. Isso ajuda a fazer o replantio em outros vasos até para quem não tem muita prática ainda na jardinagem.
Hoje encontramos facilmente os vários tipos de antúrio em lojas específicas do ramo, em supermercados e até em lojas de pets. O antúrio tem como vantagem a durabilidade e a permanência das flores por meses.
Variedade dos antúrios
A variedade dos antúrios está relacionada à cor e ao tamanho. Pode-se encontrar antúrio mini (forma compacta criada pelo homem) ou de tamanho normal. Um antúrio bem cuidado faz com que ele se desenvolva melhor e atinja tamanhos surpreendentes.
As cores são bem variadas: branco, vermelho, rosa, amarelo, preto, roxo e ainda alguns se exibem com um tom mesclado. Todos os antúrios são belíssimos.
O antúrio é um gênero botânico, portanto podemos encontrar mais de 600 espécies na flora. O antúrio andraeanum é só uma delas.


Cuidados e dicas sobre o antúrio
- Bastante luz natural sem a incidência de sol direto. Para florir com mais frequência, deixe o antúrio pegar o sol da manhã(até as 10) ou o do finzinho da tarde.
- O substrato deve ser bem aerado para não apodrecer a raiz por acúmulo de água. O substrato de orquídea também é válido para ele, basta acrescentar terra vegetal e misturar bem.
- Se for plantar em vaso, não se esqueça da camada de drenagem.
- Como adubo pode ser usado o bokashi ou outro adequado para plantas e flores.
- Antes de regar, certifique-se de que o substrato está completamente seco. Use uma vareta para verificar.
- Faça mudas com a divisão de touceiras. Por meio de sementes, o processo é demorado e nem sempre é garantido.
- Muito cuidado ao deixar seu antúrio num cachepô. Ao regá-lo, tire do cachepô e só depois de escorrer toda a água retorne para o local de início. Dessa forma, você evita que as raízes apodreçam.
- Reconstrua um habitat para seus antúrios. Deixar uma variedade de antúrios em um só local cria uma visão paisagística muito bonita. Experimente!



Gostou desse texto? Que tal começar a pensar em ter seu próprio jardim? A jardinagem é uma terapia muito gostosa!
Se você gostou da ideia de conhecer um pouco mais sobre algumas plantas, deixe sua opinião nos comentários. Para ler outros textos sobre jardinagem, clique aqui. Até a próxima e obrigada por aproveitar seu tempo conosco.
Sobre a autora
Ana Paula Ramos é pós-graduada em Língua Portuguesa pela FANELT (Niterói-RJ), foi professora durante 27 anos em Brasília e mantém um blog sobre Língua Portuguesa (www.ramosdosaber.com.br). Além disso, dedica parte de seu tempo em estudar e aplicar as artes de jardinagem e costura.
