Afinal, banho e tosa são estressantes? Todo dono de cachorro e gato faz essas perguntas e leva em consideração apenas o que o pet shop diz e, por isso, acaba acreditando em informações erradas. Não me entenda mal, não é que os donos desses estabelecimentos queiram o mal do seu bichinho, mas eles ainda são comerciantes e, portanto, visam ao lucro.
Neste post, vamos falar sobre a higiene dos pets, analisar se banho e tosa são realmente estressantes e o que esse estresse pode causar.
O gato precisa de banho?

De modo geral, NÃO. Não é necessário nem recomendado dar banho em gato. Os gatos são animais muito higiênicos e, por isso, estão sempre se lambendo para se limpar, tanto que eles quase não têm cheiro. Ao levar um gato ao pet shop para tomar banho, você estará estressando o gato e ainda interferindo no hábito natural dele. Alguns gatos que tomam banho param de fazer a sua auto limpeza.
É importante frisar que o fator de estresse em gatos é muito sério, esses animais podem de fato adoecer ou morrer por esse motivo. O estresse acarreta várias alterações fisiológicas, a mais comum é alteração no fígado. Somado a isso, o estresse agudo pode aumentar a frequência cardíaca e respiratória e levar a perda de consciência, podendo assim levar o animal ao óbito.
Então como nós cuidamos da higiene do gatinho? O primeiro passo é escová-lo regularmente de 2 a 3 vezes na semana. A escovação é muito importante para a retirada de pelos e poeira, assim o gato ficará mais limpinho e evitará a formação de bolas de pelo. Além disso, faxinar regularmente a casa também ajuda a manter o gato limpinho.

Entretanto, alguns gatos necessitam de banhos secos e úmidos por razões médicas. Por exemplo, gatos idosos que pararam de se limpar, gatos com problemas de pele e gatos obesos que não alcançam algumas partes de seu corpo. Assim, caso perceba que seu gato parou de se lamber e está ficando com o pelo grosso e sujo, leve ao veterinário, pois isso pode ser a indicação de alguma enfermidade.
O cachorro precisa tomar banho?
É recomendado que os cães recebam cuidados de higiene como banho, escovação e, em alguns casos, tosa. O banho ajudará a hidratar e cuidar da pele, além de evitar ectoparasitas. A tosa é necessária para cães que possuem pelagem longa tanto para o conforto do animal, quanto para ajudar na troca de pelo. Mas, apenas para cachorros adultos, filhotes não podem ser tosados e só tomam banho em pet shops depois de terem tomado todas as vacinas.

Apesar disso, alterações na rotina diária são um fator de estresse para os animais. O banho e, principalmente a tosa, são fatores de alto estresse ao animal, que estará fora de seu território sendo manuseado por estranhos. E assim como o gato, o estresse agudo pode levar o animal ao óbito.
Como minimizar o estresse?
É bom socializar o seu cão desde filhote (depois de ter tomado as vacinas) com pessoas e animais desconhecidos por meio de passeios em parques e calçadas. Além disso, evite trocar de estabelecimento e escolha um funcionário para cuidar do seu bichinho. Dessa forma, o cachorro fica mais sociável e confortável, passando por menos estresse.
O tutor deve checar se o estabelecimento promove o bem estar animal. Os fatores que estressam o animal são: contato com outros animais, manejo inadequado, odores fortes, barulhos altos, temperatura do secador e da água.

Caso tenha um cão de guarda, por exemplo, que não tenha o costume de sair de casa, sendo assim um animal pouco sociável, opte por banhos em casa. O ideal seria que o próprio tutor desse o banho, mas se o cachorro necessita de tosa então será necessário um profissional. Existem empresas que fazem esse tipo de serviço em domicílio, pesquise para conferir se há algum na sua área.
Para banhos em casa, utilize produtos neutros e tampe bem os ouvidos para que não entre água, seque o animal com toalhas e o deixe com acesso ao sol ameno para ajudar a secar. Caso ele ainda esteja úmido, utilize o secador na temperatura fria. É muito importante que animais de pelo longo não fiquem molhados, pois a umidade abaixo das camadas de pelo pode causar problemas de pele. Além disso, cachorros de pelo grande precisam ser escovados pelo menos 2 vezes na semana.
No entanto, mesmo que o cachorro seja sociável, o banho e tosa continuam sendo estressantes, por isso é sempre importante prestar atenção ao comportamento do animal. Caso ele pareça inquieto, ofegante e com os batimentos acelerados, o procedimento deve ser interrompido e o animal deve ser levado ao veterinário. As raças que têm a maior predisposição para complicações devido ao estresse são os de pequeno porte e os braquicefálicos, como: poodle, lhasa-apso, yorkshire, shih-tzu, maltês, bulldog inglês e francês, pequinês, boxer e pug.
De quanto em quanto tempo?
Os pet shops adoram oferecer combos e promoções para determinada quantidade de banhos no mês. No entanto, excesso de banho faz muito mal para a pele do cachorro, podendo causar dermatites sérias que podem ficar no animal por anos. O ideal é ter no mínimo um mês de intervalo entre os banhos, mas alguns veterinários afirmam que o intervalo de 20 dias também é aceitável.

“Ah, mas se eu não der banho toda semana o meu cachorro vai começar a feder”.
Se você adquiriu um, tenha sempre em mente que cachorro tem cheiro de cachorro e não tem muito o que se fazer. Alguns talcos podem ajudar a mascarar o cheiro, mas se tiver perfume forte, irá incomodar muito o animal que tem um faro mais potente que o nosso. No entanto, caso o seu cachorro esteja com um odor muito forte, ele pode estar com problema de pele e, nesse caso, é importante levar ao médico veterinário.
Que tipo de produtos?

O ideal é usar shampoo e condicionador neutros para cachorros filhotes ou adultos dependendo da idade. Evite shampoos com cheiros fortes e não passe perfume no animal. O olfato do cachorro é muito apurado, por isso odores fortes podem desnorteá-lo.
Além disso, os enfeites, como os lacinhos, podem incomodar o animal e ao caírem podem acabar sendo engolidos pelo cachorro, tendo a capacidade de engasgar ou obstruir seu sistema digestivo.
E aí? Ainda tem alguma dúvida se banho e tosa são estressantes? Deixe nos comentários.
Sobre a autora:
Luana S. Ramos é estudante de medicina veterinária no Distrito Federal e é apaixonada pelos animais desde pequena, por isso está adotando o veganismo como estilo de vida. É tutora de 8 cachorros, 6 gatos e 2 coelhos.

Referência
MEDEIROS, Viviane da Silva. Indicadores da resposta ao estresse agudo associados com a familiaridade ao ambiente e aos procedimentos de banho e tosa em cães (Canis familiaris) da raça poodle. 2007. 73 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Comportamento; Psicologia Fisiológica) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007.
MARIA, Anna Carolina Barbosa Esteves et al. Óbitos de cães e gatos durante procedimentos de banho e tosa: uma realidade pouco conhecida no Brasil. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 24-29, 2015.
Para outras matérias sobre cuidados com cães e gatos, clique no botão abaixo: